sexta-feira, 27 de abril de 2012

Paciência traz Vitória!




Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa”. Hebreus 10:36
A Palavra de Deus promete que o homem paciente será perfeito e completo, e não lhe faltará coisa alguma. (Tiago 1:4). Um homem paciente é um homem poderoso, mesmo que as pessoas apresentem um comportamento difícil e desafiador ele se mantém amoroso e com bons pensamentos. Sem paciência não podemos perseverar para vermos os resultados de nossa fé. Não recebemos nada após cremos imediatamente. Existe um período de espera no tocante a receber de Deus. É durante este período que nossa fé é testada e purificada. Só experimentaremos a alegria de vermos aquilo que cremos se perseverarmos e esperarmos pacientemente. A paciência não é apenas a habilidade de se esperar, mas também a de se manter uma boa atitude enquanto se espera. Esperar é uma parte da vida que não pode ser ignorada. Vamos passar uma boa parte de nossas vidas esperando; se não aprendermos a fazer isto bem (pacientemente), seremos miseráveis. Deus é tão paciente conosco. E devemos imitá-lo. Se encoraje a buscar efetivamente a paciência. Isto te levará para a dimensão do poder de Deus.
Ore assim: “Senhor, me ajude a exercitar todo tipo de paciência, perseverança e longanimidade com alegria abundante (Colossenses 1:11). Em nome de Jesus.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Despertas !


Desperta , ó tu que dormes  Ef 5-14

Uma semana se encerra,outra semana nova começará...desafios novos pela frente...oportunidades novas e únicas que surgirão. A semana corrida lhe rouba o tempo, o relógio parece não querer andar a seu favor. No meio desse cenário, onde fica na sua apertada agenda o espaço para você despertar para as coisas realmente importantes da vida? Este verso me chamou a atenção pela menção da palavra “desperta”. Hoje é dia de despertar! Despertar pelo milagre da vida (se você está lendo esta mensagem, significa que mais um dia o Senhor lhe deu). Despertar pelo pão diário que não faltou a mesa. Despertar para o teto que te abriga do frio. Despertar pela saúde que você tem (ou ainda tem). Despertar para as oportunidades que você tem perdido por valorizar tanto o dinheiro e aquilo que é material, e tão pouco as coisas realmente relevantes da vida, como a fé, a esperança e o amor. Despertar para a boa notícia de que Deus te ama e tem um propósito eterno contigo. Enfim, hoje é dia de despertar...

quarta-feira, 18 de abril de 2012

como foram criados os evangélicos e quem são

Evangélicos
Nos países anglo-saxões, onde a Reforma Protestante eclodiu no século XVI, o termo "evangélico" é usado para definir quase todas as doutrinas cristãs protestantes. Na Alemanha, berço do luteranismo, seu uso chega a ser mais específico: é comum se referir aos membros da Igreja Luterana como evangélicos, excluindo-se o resto dos protestantes. Já no Brasil, quando se fala de evangélicos, trata-se de uma forma genérica de se referir às correntes protestantes pentecostais e neopentecostais (veja abaixo), surgidas somente no século XX. De forma simplificada, pode-se dizer que todo evangélico é protestante, mas nem todo protestante se considera evangélico.

Protestantismo Histórico
Movimento iniciado na Europa no século XVI, cujo marco célebre são as 95 teses do teólogo cristão Martinho Lutero criticando uma série de práticas e doutrinas da Igreja Católica. Ao romper com o Vaticano, Lutero desencadeia a Reforma Protestante, que culmina com a fundação de correntes cristãs dissidentes, como a própria Igreja Luterana, a Calvinista e a Metodista. A maioria das igrejas protestantes rejeito o culto a Maria e aos santos e o celibato clerical, além de admitir práticas como o divórcio e os métodos anticoncepcionais.

Protestantismo Pentecostal
Corrente que aparece nos Estados Unidos nos primeiros anos do século XX, entre fiéis metodistas insatisfeitos com a falta de fervor em suas igrejas. Devido aos cultos vibrantes, marcados por expressões de êxtase e fortes emoções, não demora a se difundir pelos EUA, e posteriormente por países mais pobres, especialmente na América Latina. Em linhas gerais, os pentecostais acreditam em aspectos milagrosos da fé, como o poder de cura do Espírito Santo, e enfatizam a pregação do Evangelho aos não convertidos. A maioria das igrejas pentecostais cobra dízimo de seus fiéis

Protestantismo Neopentecostal
Fenômeno surgido a partir dos anos 1970, que se difere do pentecostalismo tradicional especialmente por estimular o fiel a buscar a prosperidade em lugar da graça. Seus rituais espetaculosos, que não dispensam curas milagrosas e exorcismos, não escondem o fato de que grande parte das igrejas neopentecostais não são muito rígidas no que diz respeito aos hábitos e costumes de seus fiéis. Algumas delas mantém forte presença na mídia eletrônica, controlando a programação (quando não as finanças) de centenas de emissoras de rádio e televisão Brasil afora.


MAIORES GRUPOS NO PAÍS: IGREJAS PENTECOSTAIS

Assembléia de Deus*
Fundação: 1910
História e doutrina: A maior igreja pentecostal brasileira surgiu em Belém (PA), sob a influência de dois missionários suecos vindos dos Estados Unidos, onde freqüentavam a Igreja Batista. Organizada nos moldes das igrejas pentecostais que surgiam então naquele país, a Assembléia de Deus acredita no poder supremo do Espírito Santo e prega com ênfase o Evangelho cristão. Nos cultos, fiéis oram e cantam em voz alta dentro dos templos.
Fiéis no Brasil: 8.500.000
Templos: Dados não disponíveis
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: Dados não disponíveis

* Este número diz respeito apenas à primeira Assembléia de Deus, surgida em Belém (PA) no início do século XX. Trata-se da denominação ligada à Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), a quem pertence a patente do nome no país. Ao longo do século, outras Assembléias de Deus surgiram, a maioria sem qualquer ligação institucional com a CGADB.

Congregação Cristã no Brasil
Fundação: 1910
História e doutrina: Fundada no Brasil por Luigi Francescon, um protestante italiano. No início, cresceu dentro da comunidade de imigrantes italianos do país, para, a partir da década de 1930, se expandir para o resto do Brasil. A exemplo da Assembléia de Deus, centra suas crenças nas virtudes do Espírito Santo, sem dar valor a outras figuras consagradas historicamente pelo cristianismo, como Maria ou os santos. Um de seus rituais mais conhecidos é o batismo de imersão em água corrente.
Fiéis no Brasil: 1.891.000
Templos: 4.700
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 403

Igreja do Evangelho Quadrangular
Fundação: 1918
História e doutrina: Nascida nos Estados Unidos, demorou quase 30 anos para chegar ao Brasil, pelas mão de dois missionários que se instalaram na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, e depois em São João da Boa Vista, em São Paulo. Enfatiza o dom da cura pelo Espírito Santo e a palavra de Deus contida na Bíblia, além de acreditar no retorno iminente de Jesus Cristo.
Fiéis no Brasil: 1.600.000
Templos: 7.500
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 213

Igreja Pentecostal "O Brasil para Cristo"
Fundação: 1955
História e doutrina: Fundada por um ex-trabalhador da construção civil, que chegou a ser pastor da Assembléia de Deus e da Evangelho Quadrangular antes de se autoproclamar missionário da própria igreja. Os cultos são marcados por orações espontâneas e pelo testemunho dos fiéis, que também podem pregar.
Fiéis no Brasil: 1.937.000
Templos: 4.600
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 419

Igreja Pentecostal Deus é Amor
Fundação: 1962
História e doutrina: Criada a partir de uma mensagem divina que seu fundador, o missionário David Miranda, teria recebido. Assemelha-se às pentecostais tradicionais no conservadorismo no campo dos costumes e nos rituais mais exaltados. Possui hoje o autodenominado "maior templo evangélico do mundo", com capacidade para 60.000 fiéis, no centro de São Paulo.
Fiéis no Brasil: 3.600.000
Templos: 4.300
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 837

topo

MAIORES GRUPOS NO PAÍS: IGREJAS NEOPENTECOSTAIS

Igreja Universal do Reino de Deus
Fundação: 1977
História e doutrina: Principal igreja do fenômeno neopentecostal brasileiro, foi fundada pelo bispo Edir Macedo, nos subúrbios do Rio de Janeiro. Segue os preceitos gerais do cristianismo. Em seus cultos diários, estimula-se a doação do dízimo e é comum a prática do exorcismo. Aposta na mídia eletrônica para atrair fiéis – é dona da Rede Record de televisão, entre outras emissoras.
Fiéis no Brasil: 5.200.000
Templos: 13.000
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 400

Igreja Internacional da Graça de Deus
Fundação: 1980
História e doutrina: Dissidência direta da Igreja Universal, foi fundada no Rio por Romildo Ribeiro Soares, cunhado do bispo Edir Macedo. Suas pregações e rituais, repletos de curas e exorcismos, podem ser acompanhadas em diversas emissoras de televisão, que vendem seus horários para que a igreja arrebanhe seus fiéis.
Fiéis no Brasil: Dados não disponíveis
Templos: Dados não disponíveis
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: Dados não disponíveis

Igreja Apostólica Renascer em Cristo
Fundação
: 1986
História e doutrina: Uma das neopentecostais em que o incentivo à busca da prosperidade material é mais evidente, a Renascer foi fundada em São Paulo. Tendo como público alvo a classe média urbana, trouxe novidades para os cultos evangélicos, como o rock gospel e as festas jovens dentro dos templos. A exemplo de suas congêneres, se mantém à base de doações sistemáticas de seus fiéis.
Fiéis no Brasil: 120.000
Templos: 870
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 138

Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra
Fundação: 1992
História e doutrina: Surgida em Brasília, ganhou notoriedade depois de conquistar fiéis entre as celebridades e as classes mais abastadas do país. Apesar de seguir os preceitos básicos do cristianismo e de promover rituais de fé exaltados, é tolerante no que diz respeito a hábitos controversos e normas morais pouco rígidas.
Fiéis no Brasil: Dados não disponíveis
Templos: 650
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: Dados não disponíveis

postado por: ev.roberto costa júnior

o que é seita religiosa

Seita (< latim secta = "seguidor", proveniente de sequire = "seguir") de forma geral é um conceito - COMPLEXO, utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia ou sistema "filosófico - Político" que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante nacional. E que dessa forma provoque ruptura no nacionalismo - existente. Bem como também para designar o próprio - conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal Doutrina, Ideologia(palavra derivada de Ídolo, de adoração "que se choca - diretamente - frontalmente, à comunidade que se insere") e/ou sistema que incorpore tudo isso), os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social.
Usualmente conecta-se superficialmente, somente ao termo à sua significação específica (stricto sensu) "apenas religiosa", com o que por "seita" entende-se, a priori e de ordinário, imediatamente "seita religiosa". Porém, tal nexo causal não é imperativo, pois nem sempre uma seita está apenas no domínio religioso. Assume portanto uma conotação bem mais abrangente e extrapola a partereligiosa - pura, incorporando-se ao chamado Fanatismo de pessoas de tendência Fanática e/ou conduzidas por essas pessoas.

Seita designa um grupo de pessoas (um movimento) que professam nova ideologia divergente daquela da(s) religião(ões) que são consideradas dominantes e ou oficiais, geralmente dirigidos por líder com características de personalidade consideradas carismáticas, mas ainda com fraco ou pouco reconhecimento geral por parte da sociedade. Mas, já se viu, a questão do reconhecimento é tão-apenas relativa.

Em oposição, o termo denominação religiosa é utilizado para designar os movimentos com reconhecimento geral na sociedade, de forma tal que, no Islão, os grandes grupos de seguidoreswahhabis, xiitas e sunitas sejam considerados por muitos como seitas - que de fato o são, no sentido etimológico da palavra. A regra se aplica também a qualquer outra divisão religiosa, contudo, pelo sentido que lhe é atribuído, muitas consideram inadequada tal denominação.

As chamadas seitas, são consideradas pessoas que seguem uma tal doutrina.

Muitas das chamadas "seitas" desmembram-se, cessam ou mudam de direção ideológica e/ou doutrinária com o desaparecimento dos seus líderes. Outras vezes, na ampla dinâmica histórica, aqueles outrora ditos "seitas" passam a assumir posição de domínio.

Do ponto de vista legal, os estados ocidentais passam a reconhecer as seitas religiosas como denominações religiosas quando estas obtêm registro oficial como pessoa jurídica, embora aperseguição religiosa e as injunções de manipulação de poder nem por isso se extingam. Com efeito, têm sido uma prática constante ao longo dos tempos para os grupos considerados como seitas.

postado por: ev.roberto costa júnior

a história da arca de noé

Deus sentiu-se desgostoso por ver a maldade dos homens e resolveu inundar a Terra e destruir os seres vivos que tinha criado.
Mas reconhecendo que Noé era um homem bom e justo, chamou-o e ordenou-lhe que construísse uma grande arca de madeiras resinosas com três andares interiores, onde coubessem ele, a mulher, os filhos, as noras e ainda machos e fêmeas de todas as espécies de animais terrestres e de aves, bem como alimentos para todos. Explicou que tencionava fazer chover durante quarenta dias e quarenta noites para varrer a maldade da face da Terra. Só os viajantes da arca se salvariam.
Noé cumpriu à risca as instruções recebidas. Logo que se abriram as cataratas do céu, entrou na arca com a sua família. Seguiram-se os animais selvagens, animais domésticos, répteis e aves, dois a dois. Fechou-se a porta e a arca flutuou nas águas que cresceram, engrossaram e subiram muito acima da terra, cobrindo até os montes mais altos. Quando parou de chover a inundação manteve-se mais de cem dias!
Mas depois, a pouco e pouco, o nível das águas começou a baixar e a arca pousou no Monte Ararat. Noé foi espreitar à janela. Receando, no entanto, que ainda não fosse possível saírem em segurança, soltou um corvo. Ora como o corvo nunca mais apareceu, deixou então partir uma pomba. A pomba, não encontrando onde pousar, regressou à arca. Sete dias depois Noé enviou-a de novo em busca de notícias e, desta vez, teve a alegria de a ver regressar com uma folha de oliveira no bico! Concluiu que Deus fizera as pazes com os homens. De facto, não tardou a ouvir:
- Sai da arca com a tua família e com todos os animais. Crescei, multiplicai-vos e enchei a Terra...
Deus garantiu-lhe que não haveria mais dilúvios e, para assinalar essa aliança, fez surgir um arco de luz entre o céu e a terra. Prometeu também que sempre que cobrisse o céu de nuvens, lá estaria o Arco-Íris a lembrar a aliança.


postado por: ev.roberto costa júnior

a história de ciro

Isaías 44
24 Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?);
25 que desfaço os sinais dos profetas falsos, e torno loucos os adivinhos, que faço voltar para trás os sábios, e converto em loucura a sua ciência;
26 sou eu que confirmo a palavra do meu servo, e cumpro o conselho dos meus mensageiros; que digo de Jerusalém: Ela será habitada; e das cidades de Judá: Elas serão edificadas, e eu levantarei as suas ruínas;
27 que digo ao abismo: Seca-te, eu secarei os teus rios;
28 que digo de Ciro: Ele é meu pastor, e cumprira tudo o que me apraz; de modo que ele também diga de Jerusalém: Ela será edificada, e o fundamento do templo será lançado.
Isaías 45
1 Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis; para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão;
2 eu irei adiante de ti, e tornarei planos os lugares escabrosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
3 Dar-te-ei os tesouros das trevas, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo teu nome.
4 Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu escolhido, eu te chamo pelo teu nome; ponho-te o teu sobrenome, ainda que não me conheças.
5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cinjo, ainda que tu não me conheças.
6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.
8 Destilai vós, céus, dessas alturas a justiça, e chovam-na as nuvens; abra-se a terra, e produza a salvação e ao mesmo tempo faça nascer a justiça; eu, o Senhor, as criei:
9 Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou dirá a tua obra: Não tens mãos?
10 Ai daquele que diz ao pai: Que é o que geras? e à mulher: Que dás tu à luz?
11 Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos.
12 Eu é que fiz a terra, e nela criei o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todo o seu exército dei as minhas ordens.
13 Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade, e libertará os meus cativos, não por preço nem por presentes, diz o Senhor dos exércitos.
14 Assim diz o Senhor: A riqueza do Egito, e as mercadorias da Etiópia, e os sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti; em grilhões virão; e, prostrando-se diante de ti, far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deus está contigo somente; e não há nenhum outro Deus.
15 Verdadeiramente tu és um Deus que te ocultas, ó Deus de Israel, o Salvador.
16 Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntos em ignomínia os que fabricam ídolos.
17 Mas Israel será salvo pelo Senhor, com uma salvação eterna; pelo que não sereis jamais envergonhados nem confundidos em toda a eternidade.
18 Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.
19 Não falei em segredo, nalgum lugar tenebroso da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me no caos; eu, o Senhor, falo a justiça, e proclamo o que é reto.
20 Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.
21 Anunciai e apresentai as razões: tomai conselho todos juntos. Quem mostrou isso desde a antigüidade? quem de há muito o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.
22 Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
23 Por mim mesmo jurei; já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua.
24 De mim se dirá: Tão somente no senhor há justiça e força. A ele virão, envergonhados, todos os que se irritarem contra ele.
25 Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel.

postado por: ev.roberto costa júnior

a história de zaqueu

A Bíblia conta a história de Zaqueu, um cobrador de impostos que vivia enganando as pessoas, pois cobrava muito mais do que elas deviam. Um dia ele descobriu que Jesus iria visitar a sua cidade e sentiu vontade de conhecê-lo.
Muitas pessoas ficaram no caminho esperando Jesus passar. Zaqueu era muito pequenino e percebeu que se ficasse no meio da multidão não conseguiria ver Jesus. Então ele teve uma ótima ideia. Sabem o que ele fez? Subiu em uma árvore. Isso mesmo! Certamente lá de cima conseguiria vê-lo. E foi isso que aconteceu, Zaqueu viu Jesus. Quando Jesus passou bem debaixo da árvore, algo maravilhoso aconteceu, pois Jesus disse:
- "Zaqueu, desce depressa, pois hoje quero ficar na sua casa."
Que Maravilha! O mestre iria à casa de Zaqueu, e ele desceu da árvore rapidinho. Algumas pessoas ficaram falando mal de Jesus, pois achavam que não deveria falar com um pecador. Crianças, Zaqueu era conhecido como um ladrão, como alguém que se aproveitava do povo. Jesus sabia que ele fazia coisas erradas, mas o amava e queria mudar a vida dele.
Zaqueu não perdeu aquela oportunidade e, quando estavam em sua casa, falou:
- "Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais."
E Jesus respondeu:
- "Hoje houve salvação nesta casa..."
Antes de ter um encontro com Jesus, Zaqueu fez muitas coisas desonestas e prejudicou muitas pessoas. Porém depois de aprender sobre a vontade de Deus, ele deixou as coisas erradas e, a partir daquele dia, tudo se fez novo na daquele homem.

postado por: ev.roberto costa júnior

os nomes de deus

O nome Jesus vem do hebraico (Yehoshua) - "Josué", que significa "Iavé é salvação". Josué era chamado de Oshea ben Num "Oséias, filho de Num" (Números.13:8). Moisés mudou seu nome para Yehoshua bem Num (Números. 13:16). A Septuaginta (tradução grega do VT) usou o nome Iesus para Yehoshua; Portanto Iesus é a forma grega do nome Yehoshua. Depois do cativeiro de Babilônia, o nome Yehoshua era conhecido por Yeshua. Em Neemias 8:17 Josué era chamado Yeshua ben Num. Yeshua é o nome hebraico para Jesus, até hoje em Israel. Isso pode ser comprovado em qualquer exemplar do Novo Testamento hebraico.
É verdade que nome não se traduz, mas se translitera conforme a índole de cada língua. Os nomes Eva, David e outros levam a letra "v" em hebraico, aparecem como Eua, Dauid, nos textos gregos. No grego moderno a letra beta (b) na antiguidade, hoje é v. Hoje se escreve Dabid, para David, e Eba para Eva. Há nomes que permanecem inalteráveis em outras línguas, mas não são todos. O nome João, por exemplo, é Yohanan, em hebraico; Ioannes, em grego; John, em Inglês; Jean, em francês; Giovani, em italiano, Juan, em espanhol; johannes, em alemão. E assim por diante, isso ocorre em vários nomes. Há nome que mudam substancialmente de uma língua para outra. Eleazar, em hebraico, é Lázaro em grego. Elizabete é a forma hebraica do nome Isabel. O argumento, portanto, de que o nome deve ser preservado na forma original, em todas as línguas, é inconsistente, sem apoio bíblico.

EL ÔLAM

Deus Eterno

ATTIQ YÔMIN

Antigo de Dias

EL ELHÔHÊ ISRAEL

Deus de Israel

EL ELAH

Todo.Poderoso

JEOVÁ JIRÉ

O Senhor provê

ELOHIM

Criador

JEOVÁ NISSI

O Senhor é a minha bandeira

ADONAI

Senhor

JEOVÁ SHALOM

O Senhor é paz

ELIOM

Altíssimo

JEOVÁ TSIDIKENU

O Senhor é a nossa justiça

KADOSH

Santo

JEOVÁ SHAMMAH

O Senhor está presente

GIBBOR

Poderoso

JEOVÁ SEBHÃÔH

Senhor dos Exércitos

MAOR

Criador da Luz

KADOSH ISRAEL

Santo de Israel

SHAPHATAR

Juiz

YOHANAN

Yohanan ou Yehohanan (João) que se decompõe em Yeh, Yo, Yaho (abreviações de Yahweh, Javé, Deus) e hanan (compadecer-se), com o sentido de Deus teve misericórdia, se compadeceu

ELOI

Senhor de todas as coisas

PALET

Libertador

MARGEN

Protetor

AARÁ

Meu Pastor

JEHOSHUA

Javé é a Salvação

EL ROI

Deus que vê

ADON HAKAVOD

Rei da Glória

EL SHADAI

Deus Todo.Poderoso

YAVEH TIÇAVAOT

Senhor das Hostes Celestiais

ROBECA

Que te sara

YAVEH EL ELION NORAH

O Senhor Deus Altíssimo é Tremendo

NIKADISKIM

Que nos santifica

YESHUA

Jesus

RAFÁ

Que cura

JEOVÁ JASER

O Senhor é Reto

SALVAON

Senhor Todo Poderoso

YHWH

Nome impronunciável de Deus; sempre que aparece
na Bíblia, é traduzido como Senhor

JEOVÁ HOSSEU

O Senhor que nos criou

JEOVÁ ELOHEKA

O Senhor teu Deus

MALAH BRIT

O Anjo da Aliança

EL RAÍ

O Deus que tudo vê

EL CANÁ

O Deus zeloso

EL DEOT

O Deus das Sabedorias

postado por: ev.roberto costa junior

significado de ajoelhar

O que é Bênção?

Fato interessante é que desde que comecei a trabalhar com libertação, sempre ative-me mais a pregar sobre maldições, muito embora não tivesse compreensão do sentido original desta palavra. Entendia o que a maldição podia fazer na vida de alguém, mas não sabia o que significava uma maldição. No que concerne a bênção, o problema era o mesmo. Descobri que temos uma facilidade de falarmos de determinados temas, sem ao mesmo tempo sabermos o sentido dos mesmos. Faça uma experiência. Se, por exemplo, em qualquer culto, você se dirigi à sua igreja e pergunta, “quantos aqui nesta noite querem a bênção?”, terá rapidamente a resposta da igreja, “eu! Todos queremos!”. Mas se imediatamente questiona uma vez mais o seu auditório, “mas queridos irmãos, o que é bênção? Vocês sabem o que significa este princípio espiritual nas Escrituras?”, mui provavelmente a maioria não saberá responder. Buscam o que não compreendem adequadamente.

Duas coisas importantes precisam ser ressaltadas no sentido da palavra bênção. Primeiramente, ela provém do hebraico BARAK, que tem na sua raiz os seguintes significados: ajoelhar-se, submeter-se, honrar um superior. Assim sendo, quem quer a bênção precisa manter uma relação de obediência com aquele de onde ela provém: Deus! É impossível ter a bênção e ao mesmo tempo viver uma vida fora dos padrões divinos. É uma grande incoerência. A palavra diz, “Se atentamente ouvirdes o Senhor teu Deus…Bendito serás…”, ou seja: a obediência sempre precede a bênção.

Outra coisa também pode ser mencionada. Vejo hoje muitos irmãos ou pessoas quaisquer, que estão desesperados atrás da bênção. Perseguem a bênção a todo custo. Participam de todas as campanhas possíveis. O problemas é que alguns não conseguem alcança-la a todo custo. Mas por quê? Veja o que diz a Palavra de Deus em Deuteronômio 28, “Se ouvirdes a voz do Senhor teu Deus, então virão sobre ti e te ALCANÇARÃO todas estas bênçãos…” (v.2). A bênção sempre vem por trás, ou seja, é ela que nos alcança! Não adianta correr atrás dela como muitos fazem, pois ela possui esta característica singular: nos alcança pelas costas. O que aprendemos com este ensino é que nosso dever é buscar ao Senhor, servi-lo e honra-lo de todas as maneiras em nossa vida diária. Aí sim, a bênção automaticamente nos alcançará. Não vamos então colocar o carro na frente dos bois, como querem muitos irmãos. Esta é uma inversão que pode nos custar caro. O reino de Deus deve ser nossa prioridade. E isto nos foi muito bem ensinado por Jesus, “buscai pois em primeiro lugar o reino, e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mt ). A face do Pai, vem em primeiro lugar e as ‘coisas acrescentadas’, que é a bênção, será uma seqüência natural de nossa atitude de quebrantamento.

Agora: quando a bênção nos alcança por trás, o que ela faz conosco? Veja como isto é tremendo. Vou lhe explicar. Estive lendo vários dicionários teológicos e vendo como os estudiosos definem a palavra bênção. Há uma unanimidade na interpretação. Bênção tem sido entendida como o poder espiritual que Deus concede a alguém, para que alcance sucesso, prosperidade, fecundidade, multiplicação, em suma: portas abertas! . Há então uma ligação íntima das palavras ‘bênção’ e ‘multiplicação’. Quando o Senhor diz, “Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas (…)’ (Dt 28:3,4), quer dizer que teremos êxito, sucesso e prosperidade em todas estas áreas. Bênção então, é um princípio espiritual multiplicador. Interessante foi quando eu descobri a ligação destas palavras. Comecei a analisar outras passagens e descobri mesmo que quase todas as vezes que o termo bênção aparece na Bíblia, ou antes ou depois dele, vem algo falando de multiplicação e prosperidade. Em Gênesis 1: 28, está escrito, “e Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos…”. Ainda no capítulo 12 de Gênesis, Deus falou a Abraão, “…Sê tu uma bênção”, mas nos versos anteriores, declarou-lhe, “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção” (v.2). Eu estava lendo a pouco tempo um episódio na Bíblia, onde Jesus estava num lugar onde não havia comida e tinha perante si uma multidão de mais de cinco mil pessoas famintas. Lembra-se deste acontecimento? Alguém lhe trouxe apenas cinco pães e dois peixes, e a Bíblia diz que Jesus “erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. Todos comeram e se fartaram…” (Mateus 14:19). Eu poderia citar muitas outras passagens para provar que bênção é um princípio divino que abre portas, que prospera.

Em termos práticos, se alguém atrai o princípio da bênção para áreas de sua vida, como: casamento, ministério, igreja, finanças, vida profissional, etc., estará sob a influência de um poder espiritual que o ‘empurrará’ para frente nestas áreas. É exatamente isto que acontece. Mas a obediência é o princípio chave que chama a bênção para as nossas vidas. Infelizmente muitos abdicaram desta condição espiritual e ainda não se arrependeram disto.

O que é Maldição?

Como já disse, existem cerca de seis palavras no hebraico para descrever tipos de maldições e quatro em grego. Mas aqui apenas nos deteremos a três palavras. A primeira delas é ALAH. Este vocábulo aparece cerca de 35 vezes no Antigo Testamento e sempre descreve uma maldição com origem na quebra da aliança com Deus. Veja algumas passagens. No momento histórico de Deuteronômio 27 e 28, quando Deus realizou um pacto com o seu povo, ele adverte: “ninguém que, ouvindo as palavras desta maldição [ALAH], se abençoe no íntimo, dizendo: Terei paz, ainda que ande na perversidade do meu coração”; e, ainda diz mais: “O SENHOR o separará de todas as tribos de Israel para calamidade, segundo todas as maldições [ALAH] da aliança escrita neste livro da lei.” Também no livro de Daniel, quando ele se refere aos castigos do descumprimento da lei: “Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se, para não obedecer à tua voz; por isso, a maldição [ALAH] e as imprecações que estão escritas na lei de Moisés, servo de Deus, se derramaram sobre nós; porque temos pecado contra ti.” Em outras passagens o termo também é sempre usado com este sentido (Isaías 24:6; Jeremias 23:10; 42:18; 44:12). Podemos dizer , então, mais uma vez que ALAH é a expressão bíblica usada para descrever a maldição advinda da quebra da nossa aliança com Deus.

A Segunda palavra é QALAL. Este termo aparece cerca de 130 vezes no Antigo Testamento. O sentido básico de sua raiz quer dizer “diminuir”, “lidar desdenhosamente”, “ridicularizar”, “zombar”. Significa desejar a alguém uma posição inferior ou rebaixá-la de seu estado. O veículo que canalizará este tipo de maldição é a língua. Na antiguidade atribuía-se grande poder à palavra falada, e cria-se que zombar ou proferir uma sentença verbal negativa a qualquer pessoa podia realmente levantar ou provocar poderes destrutivos que iriam diminuir sua felicidade.

Os pagãos achavam que podiam manipular os deuses através de suas palavras. É devido a isso que vemos Golias amaldiçoando a Davi (1Sm 17:43) e Balaão sendo chamado para amaldiçoar Israel (Nm 22:6). O salmista diz também que os inimigos estão constantemente proferindo maldições (Sl 62:4; 109:28). QALAL foi ainda usada para expressar o desprezo que Hagar tinha por Sara (Gn 16:4-5). No entanto, é bom que se frise o que está escrito em Provérbios: “Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu vôo, assim, a maldição [QALAL] sem causa não cumpre.” Sendo assim, uma QALAL infundada não tem valor algum. Em síntese, esta palavra sempre aparece associado à idéia tradicional de “lançar uma praga”, “proferir uma maldição”, “verbalizar algo ruim contra uma pessoa ou objeto”. Seus efeitos podem ser trágicos e duradouros, do ponto de vista espiritual.
Em último lugar temos a palavra ‘ARAR. Neste exato momento, gostaria de chamar especialmente a sua atenção. Temos agora a palavra usada pelas Escrituras para descrever uma pessoa debaixo da maldição. Arar aparece cerca de 63 vezes no Antigo Testamento. Agora, preste atenção na análise da raiz deste termo, vista no Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, “Com base no acadiano ARÃRU, ‘capturar, prender’, e no substantivo IRRITU, ‘armadilha, funda’, Brichto, seguindo Speiser, apresenta a interpretação de que o hebraico Arar significa ‘prender (por encantamento), cercar com obstáculos, deixar sem forças para resistir’.” Eu fiquei impressionado quando descobri isto, pois é exatamente assim que a maldição atua sobre quem a possuiu: prende-a em uma área de sua vida

Basta uma rápida olhada no significado de Arar e notaremos que é exatamente o contrário de Barak (ou seja, bênção). Enquanto barak libera o indivíduo para “prosperar”, uma Arar irá prendê-lo, cercá-lo, ou seja, nada irá de fato “andar”. Bênção e maldição são princípios ativos que, por intermédio de forças espirituais (divinas ou diabólicas), poderão arruinar ou edificar as diversas áreas da vida humana. A obediência aos princípios divinos atrai a bênção, mas a desobediência pode ser fatal, subjugando a pessoa a uma maldição que poderá neutralizar muito os seus potenciais.

Uma coisa é importante: as duas maldições anteriormente analisadas, Alah e Qalal, tão somente representam aspectos descritivos, ou seja, predizem o que poderá acontecer. Mas Arar é a maldição já acontecida, ou seja, concretizada. Arar é a condição a que se chegou depois que uma Qalal ou Alah foi movimentada contra alguém. Arar é o estado de amaldiçoado com todas as suas implicações. Por exemplo, vamos supor que no passado uma mãe, contrária ao casamento da filha, tenha dito que tal relacionamento não daria certo e que a filha iria chorar “lágrimas de sangue” com o esposo. O que essa mãe fez foi lançar uma Qalal. Quando, após algum tempo de casada, o marido de fato começar a dar um trabalho terrível e a filha padecer terrivelmente em suas mãos, ela estará sofrendo os reflexos de uma Arar, ou seja, a maldição cumprida.

O termo ‘ARAR aparece em diversas passagens bíblicas, sempre com esse mesmo sentido. Em Gênesis 3:14, Deus disse à serpente: “maldita és entre todos os animais domésticos”; e no versículo 17: “maldita é a terra por tua causa”. No capítulo 4 de Gênesis Deus também diz a Caim, “maldito por sobre a terra” (v. 11). No livro de Números, temos o relato de Balaão sendo convocado por Balaque, para que diga algumas palavras ou recite algum encantamento a fim de que Israel fique “imobilizado” [Arar], ou seja, impedido de prosperar em sua campanha de conquista da terra de Canaã (Nm 22:6). Mas talvez os textos que descrevam com mais exatidão a realidade terrível de uma Arar encontrem-se em Deuteronômio 27 e 28. “E estes para amaldiçoar [qalal], estarão sobre o monte Ebal” (v. 13), ou seja, estarão proferindo as maldições; e do versículo 15 em diante encontramos: “Maldito [‘ARAR] o homem…”. O que infringir as mandamentos da aliança divina deverá arcar com as conseqüências da maldição. No capítulo 28, dos versículos 15 até 68, estão expostos em detalhes os castigos da desobediência, ou seja, os reflexos de uma Arar. Talvez seja um dos textos mais terríveis da Bíblia, no que concerne à descrição da severidade do castigo divino. De fato, não compensa desobedece.

postado por: ev.roberto costa júnior

O que é taj e como foi criado

O taj foi criado em 1º de dezembro de 2011, pelo pregador Roberto costa Junior, que hoje é o atual diretor ,taj significa: templo evangélico virtual de adoração a Jeová deus, o taj foi criado com a intenção de evangelizar o maior número de pessoas possível. O taj atualmente é coordenado por evangelistas do Brasil inteiro. O taj conta com um templo virtual mundial que fica no site HTTP://tajevangelhico.blogspot.com , a frase do taj é: taj abaixo das mãos de deus!

A cor oficial é: laranja e branco

Os idiomas oficiais são: português e espanhol

O taj é um templo 100% evangélico e é uma fundação não governamental, ou seja não depende de verbas do governo.

Todos os cargos do taj é voluntário não é pago nada para alguém ser um pregador ou um evangelista.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Não Desista !


(...) e todas as vezes que Ana subia a casa do Senhor, a outra a irritava, pelo que chorava e não comia. 1 Samuel 1.7
Este versículo é muito importante nesta história. Observe que o texto afirma que Ana subia a casa do Senhor. Pense comigo: porque insistir em desejar estar com Deus, se Ele não faz o que eu quero que Ele faça? Ana tinha um segredo em seu relacionamento com o Criador. Ela estava disposta a servi-lo independente de resultados visíveis. Ela queria apenas sentir o prazer de estar em Sua presença. O abatimento que ela sentia (vv.8), não era ingratidão, mas o simples sofrer do justo enquanto prossegue em sua vida com Deus. O Senhor quer nos ensinar a viver com esta mesma fé. Precisamos servi-lo pelo que Ele É, e não pelo que Ele faz. Tire os olhos das mãos de Deus! Contemple Sua face adorada! O essencial na vida não é o que recebemos, mas quem está conosco. E o maior presente é poder ter o Todo Poderoso ao nosso lado! Deus te abençoe ricamente!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

deus!!!!!!!

deus tem um plano marcado para a sua vida!
ele quer te exaltar quer te dar a vitória basta que você se achegue nele e se refugie na sua unção este deus ao qual nós servimos é um deus de milagres é um deus de libertação é um deus de vitória é um deus de luz,amor,carinho,amizade,bondade,esperança, enfim este deus é o deus do impossível jeová girê o grande el shaday, ele abre o mar para você passar ele envia um corvo para te sustentar ele entra na cova e faz leão jejuar este é o deus a quem nos servimos sirva você também a esse deus e deixe que ele mova a sua vida com poder e glória porque este deus é assim ele age de repente para te abençoar rica e poderosamente e quando você diz eu não tenho nada ele apoia a sua mão e te faz dizer que tu tens tudo por que ele é o dono de todo o ouro e de toda a prata!
seja você a partir de hoje um adorador desse valioso e glorioso deus! jesus te ama!

by: ev.roberto costa júnior

taj (templo evangélico virtual de adoração a jeová deus) jesus salva e liberta!

Deserto : Escola de Crente!


Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração, Oséias 2.14
Está passando por uma profunda crise? Andas angustiado? Chamamos a isso de deserto. Cada deserto tem seu propósito. Neste versículo, o propósito divino era falar diretamente ao coração do seu povo, que andava um pouco obstinado por tantos pecados. O deserto acaba quando seu propósito se cumpre. Você, que hoje está em um profundo deserto, entrou nele porque Deus decidiu fazer algo novo em sua vida!  E enquanto este propósito não se cumprir, o deserto não acabará. Portanto, abra seu coração, permita que O Senhor  fale com você, e obedeça Suas palavras. Você verá um novo amanhecer e um  dia de vitória que Ele tem reservado para você! Não 
reclame do deserto, pois é nele que você irá sentir todo o agir de Deus na tua vida, Deus te abençõe!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Jesus: Fonte de Águas Vivas!


A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? Salmo 42.2

Estar com sede não é nada bom. Apesar de alguns hinos cristãos mencionarem a sede de Deus, eu particularmente não gosto desta expressão, pois quem está sedento na verdade não está saciado de sua necessidade. O salmista ao afirmar que tinha sede do Senhor, em outras palavras, dizia estar necessitado de se saciar com a presença divina (note que a sede era do Deus vivo, e não de qualquer outro “deus”). Como está sua saciedade quando o assunto é a sua fé pessoal em Deus? Está satisfeito? Será que você não tem bebido coisas que não tem movimentado sua fé, e por isso, andou esfriando um pouquinho? Se você está com sede espiritual, somente Jesus pode saciá-la! “Aquele que beber da água que eu der, nunca mais terá sede, pois a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4.14). Talvez o mundo, as ilusões desta vida ou mesmo a presença do pecado tem sido um calor intenso contra você! Beba da fonte de águas vivas, que é Cristo Jesus e sinta-se eternamente saciado de toda a sua necessidade espiritual! Sinta o refrigério da presença divina e a plena convicção do valor da sua fé em Cristo, que te conduzirá em triunfo até aquele lindo dia! Deus te abençoe!

terça-feira, 3 de abril de 2012

momento cristão!

e teus próprios ouvidos ouvirão atrás
de ti uma palavra, dizendo:
"esta é o caminho. andai nele",
caso vades para a direita ou
caso vades para a esquerda.
isaias 30:21

A Providência de Deus


Eu vi ao Senhor assentado em um alto e sublime trono (...), Is 6.1
O Senhor tem reservado propósitos para todos os seres humanos. E, para nos fazer conhecer os seus caminhos, Ele possui em seu estoque diversas estratégias, para que por elas, Sua vontade se cumpra em nossa vida. Este texto bíblico  menciona o chamado do profeta Isaías; é interessante notar no versículo que o ministério deste homem começou com uma situação adversa, que foi a morte do Rei Uzias. O poder de Deus é tão grande que, mesmo num “velório”, Ele pode criar circunstâncias trazer ao nosso coração a Sua vontade. Se hoje você está nesta “situação adversa”, não fique chorando apenas, pois chorar pode aliviar a angústia, mas não resolve o problema. Peça a Deus que lhe releve um caminho de paz nesta provação, e siga em direção a benção reservada para a sua vida, lembre-se: "muitas são as aflições do justo,mas o Senhor o livra de todas"(Sl 34.19) Deus te abençõe!

domingo, 1 de abril de 2012

pregações especiais!

bem esse ano teremos pregações especias de diversos temas e um deles é sobre a oferta!
oferta, a oferta serve para a manutenção da casa do senhor e para ajudar a casa do senhor a se manter a oferta é um compromisso com deus você da conforme ele diz em seu coração até mesmo o valor ele coloca em sua mente pois está escrito: em segunda coríntios 9:7
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.
isso quer dizer que quando deus coloca em nosso coração que a gente tem que dar uma oferta não deixe de dar porque deus é o dono de todo ouro e de toda a prata nunca se esqueça de que aquilo que você ofertou deus te recompensa 100 vezes mais e é quebrada toda a maldição sobre a tua casa e teus bens!
nunca negue um pedido de deus por que ele amou o mundo de tal maneira que deus o seu filho unigênito para morrer numa cruz para que todo que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna!
postado por ev.robert c . jr

taj tv

Watch live streaming video from tajtemploevanglico at livestream.com

faça parte do chat taj